
No mercado como um todo, B2B e B2C, existem várias tendências de negócios que valem para 2025 e para os anos que estão por vir, como aquelas ligadas à pets, saúde digital, requalificação profissional, longevidade, dentre outras.
Algumas entram no cenário econômico de países específicos, outras são globais. Algumas atendem públicos mais amplos, outras estão direcionadas para grupos específicos, mas todas têm enorme potencial.
Isso quer dizer que elas geram valor e impacto através do que fazem, portanto, investir em marcas que mergulham nessas tendências, seja alocando capital ou suando a camisa como empreendedor(a), por exemplo, pode representar uma grande oportunidade.
Confira mais, neste artigo.
9 tendências do mercado atual para você conhecer
Da saúde à requalificação profissional, da agricultura à sustentabilidade e sempre considerando a transformação digital, a produtividade e a eficiência, você precisa conhecer, pelo menos, as nove tendências catalogadas adiante.
1. Pets
O mercado pet está numa expansão que parece não ter fim, diretamente ligada ao aumento da solidão, principalmente em metrópoles, e à queda de natalidade – e explicada por dados*, como os que você vê agora, referentes ao Brasil.
- R$ 77,3 bilhões faturados somente em 2024
- Crescimento de 12,5% em comparação com 2023
- Quase 5% de participação no faturamento global, atrás, apenas de EUA e China
*Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação e Instituto Pet Brasil | 2024
Suas oportunidades são diversas: fabricação e venda de produtos premium, planos de saúde, alimentação natural ou funcional, tratamentos médicos, fisioterápicos e psicológicos, tecnologias “wearable”, plataformas de serviços etc.
2. Saúde digital
Não só a telemedicina, que teve seu ápice durante a pandemia de coronavírus, mas aplicativos, dispositivos wearable, plataformas, inteligências artificiais e outras soluções de saúde digital despontam entre as tendências de negócios, podendo ser direcionadas tanto para pacientes quanto para hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais da área.
Em maioria, o objetivo de quem leva novidades assim ao mercado é deixar o acesso mais fácil e eficiente ao sistema de saúde. E há espaço para empresas que querem ajudar o setor a resolver problemas estruturais.
3. Educação e requalificação profissional
Com o advento da inteligência artificial e muitos processos sendo automatizados, cada vez mais profissionais buscam o lifelong learning e a requalificação, para não perderem espaço naquilo que sabem fazer de melhor.
Dos colaboradores de organizações a diferentes estilos de lideranças, passando por pequenos empresários, gerentes etc., o aprendizado rápido e aplicável se tornou prioridade, por isso, edtechs, escolas de negócios e similares são tendências absolutas de agora em diante.
4. Longevidade
Se a população envelhece sem deixar de buscar a melhor qualidade de vida possível, o mercado de longevidade cresce. Aliás, a previsão é que ele passe a movimentar, de menos de R$ 2 trilhões, quase R$ 4 trilhões nos próximos 20 anos em território nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesse “departamento”, aparecem demandas crescentes por produtos e serviços personalizados, voltados à saúde, ao lazer e à educação continuada, por exemplo.
Moradias adaptadas, soluções para planejamento financeiro, alternativas de tratamentos específicos para obesidade em alguns países e tecnologias de monitoramento também entram em cena.
5. Digitalização e produtividade
Em quinto lugar da lista, aparecem organizações e profissionais capazes de contribuir com a digitalização e o aumento da eficiência de outras pessoas jurídicas.
Atualmente, só no Brasil, existem mais de 25 milhões de pequenas e médias empresas (PMEs) ativas, representando cerca de 30% do PIB, então, quanto mais automatizadas as suas rotinas e mais adequados os sistemas que elas usam às necessidades que elas têm, maiores as chances de sucesso.
E o sucesso, nesse caso, é coletivo!
“Quando as PMEs se tornam mais produtivas e digitalizadas, toda a cadeia econômica se fortalece e, lá na frente, a competitividade nacional aumenta, os impostos gerados crescem e o capital se movimenta com mais fluidez. Juntas, as iniciativas em digitalização e produtividade criam um impacto sistêmico.” – Alex Anton
6. E-commerces de nicho
Uma tendência que não é surpresa pra ninguém: vendas online direcionadas para públicos-alvos específicos. Elas devem se consolidar, cada vez mais, como imperativos.
Não tem quem não procure, hoje em dia, produtos e serviços personalizados e alinhados ao estilo de vida, certo? Marcas que entregam propósito e atendem suas comunidades serão fortalecidas.
7. Tecnologia agrária (agtech)
No Brasil, com pelo menos 23% do PIB pertencendo ao agro, marcas cujas soluções ou tecnologias sejam direcionadas para eficiência, produtividade e sustentabilidade não só pertencem às tendências de negócios, como devem se tornar imperativos logo menos.
Ainda, tanto o capital de risco quanto os programas públicos (EMBRAPA e BNDES) reconhecem o setor como estratégico e estão cada vez mais presentes em iniciativas que dizem respeito a ele.
Atente-se: focar em resolver dores especiais pode ser mais eficaz do que atuar de forma generalista.
8. Sustentabilidade
Serão fortalecidas, principalmente de 2025 em diante, marcas e empresas capazes de contribuir para amenizar os efeitos da crise climática e, preferencialmente, combatê-la, sejam fornecedoras de energia solar ou eólica, de soluções industriais e residenciais, de tecnologias para gestão eficiente de resíduos etc.
Aquelas ligadas à reciclagem, mudanças na lógica de produção e consumo (economia circular), créditos de carbono e monitoramento de impactos ambientais também entram na lista.
Não faltam oportunidades para novos modelos de negócios sustentáveis.
9. Processos financeiros do B2B
Por último, considere que a digitalização dos processos financeiros B2B está em curso e que todo mundo busca reduzir custos sem diminuir a eficiência, e você vai perceber mais uma tendência!
Plataformas que oferecem crédito personalizado, automatização de conciliações e previsão de fluxo de caixa são bem-vindas – e representam vantagem competitiva para quem as adota.
Quer investir? Direcione seu foco para algum setor, seja o de franquias, o imobiliário, o de clínicas médicas ou o de logística, dentre outros. E fale a língua do departamento escolhido.
Como escolher uma empresa para investir seu tempo e/ou dinheiro?
Depois de conhecer as tendências de mercado para os próximos anos, talvez você esteja se perguntando quais os próximos passos, no caso de um possível investimento, e a resposta está fácil: antes de qualquer coisa, entenda se a dor solucionada é relevante.
Aqui vão algumas perguntas cuja resposta é obrigatória!
- O impacto da solução oferecida é real e mensurável?
- Quanto vale o investimento? Ele é economicamente viável?
- As pessoas envolvidas têm qualidade e credibilidade técnica?
- Qual o diferencial estratégico da empresa em questão?
- Essa empresa ou solução tem potencial de flywheel, ou seja, é escalável; acumula força no decorrer dos meses e anos para ter um crescimento sustentável?
Possibilidades gigantes surgem de desafios complexos. Investir é um exercício de convicção.
E a IA, aonde entra nisso tudo?
A inteligência artificial não é uma tendência isolada, mas um fio condutor que atravessa praticamente todas possibilidades dos dias de hoje, sendo aplicada, na prática, em diversas situações cotidianas.
No mercado de longevidade, a IA permite o monitoramento contínuo da saúde e a personalização de tratamentos. No setor de sustentabilidade, ela otimiza cadeias de reciclagem, gestão de resíduos e monitoramento ambiental, além de viabilizar modelos mais eficientes de economia circular.
Até no e-commerce de nicho, a IA é capaz de impactar diretamente na hiper personalização de ofertas e experiências.
Ame-a, pois você não tem a opção de deixá-la: essa inteligência é o motor silencioso por trás das maiores oportunidades de valor, impacto e crescimento exponencial.