
Donos de empresas que decidem investir em inovação não necessariamente implementam uma tecnologia nova ao dia a dia de sua organização, mas, com certeza, transformam algum processo, produto ou serviço.
Inovar, portanto, pode ter a ver com mudanças operacionais, estruturais, no modelo de negócio, na cultura da corporação e até no relacionamento entre a marca e o mercado. E, independentemente da escolha, para essa inovação ser bem-sucedida, ela vai depender de estratégia.
Seja em empresas tradicionais, que buscam se manter relevantes, ou em startups, que precisam escalar rápido, inovar é gerar valor, ganhar eficiência e conquistar novos públicos.
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O que é inovação empresarial no contexto atual
A promoção de mudanças estruturais, estratégicas ou operacionais dentro de uma empresa, com o objetivo de aumentar competitividade, produtividade e relevância no mercado, é o que chamamos, atualmente, de “inovação empresarial”.
E, ao contrário do que alguns gestores ainda pensam, ela não necessariamente se manifesta através da adoção de novas tecnologias, apesar de esse caminho também ser comum e positivo:
“A inovação pode aparecer em novos processos, novos modelos de receita, na digitalização, em novos canais de relacionamento ou na transformação de produtos e serviços, por exemplo”, explica o consultor Alex Anton.
10 provas da importância da inovação empresarial
Inovar, de forma geral, significa repensar rotinas, estruturas e estratégias para responder a mudanças do mercado – ou antecipá-las.
Só com inovação, você consegue habilitar sua empresa para estar à frente da concorrência no quesito “tendências”, ganhar eficiência operacional, melhorar a experiência dos clientes e trabalhar com riscos reduzidos a médio e longo prazo.
A falta de inovação, por outro lado, leva à estagnação e à perda de competitividade, principalmente em mercados com alto dinamismo tecnológico ou mudanças frequentes de comportamento dos consumidores.
Empresas inovadoras tendem a:
- Se adaptar mais rápido às transformações
- Atrair e reter talentos mais qualificados
- Aumentar a produtividade
- Reduzir custos operacionais
- Garantir eficiência interna
- Criar produtos e serviços mais relevantes
- Melhorar sua reputação no mercado
- Crescem mais rápido e de forma sustentável
- Aumentar o valor percebido pelos clientes
- Fidelizar com mais facilidade
Fugindo de qualquer risco de estagnação ou obsolescência.
Tipos de inovação empresarial para aplicar agora
Nem toda inovação precisa ser radical. Conheça os principais tipos de inovação empresarial e avalie qual ou quais fazem mais sentido para a realidade do seu negócio:
Tipo de inovação empresarial | Descrição/Ação |
---|---|
De produto | Criar novos produtos ou melhorar significativamente os já existentes |
De processo | Aplicar transformações nos processos internos |
De modelo de negócio | Mudar a forma como a empresa gera, entrega e captura valor |
De marketing | Buscar novos posicionamentos e novas formas de promover a marca |
Organizacional | Mudar a estrutura, a cultura, a liderança ou a gestão |
Pode ser que você identifique a possibilidade de inovar em mais de uma frente, o que é ótimo! Mas não há necessidade de aplicar todas as transformações de uma vez: comece pela que trará mais impacto no curto e médio prazo, com o menor grau de complexidade.
Níveis de inovação empresarial (incremental, adjacente ou disruptiva)
Lembre-se de dimensionar riscos, prazos e recursos de forma coerente também, entendendo se a inovação será:
- Incremental: melhorias progressivas no que já existe
- Adjacente: entrada em novos mercados com competências já dominadas
- Radical/Disruptiva: ruptura total com o que acontece até hoje ou com o modelo atual
Empresas maduras geralmente equilibram os três níveis, distribuindo recursos conforme o potencial de retorno e o apetite ao risco.
Agarre-se às escolhas feitas com base em tudo o que você leu até aqui para, então, seguir o passo a passo adiante.
9 etapas práticas do processo de inovação empresarial
Se aplicar a inovação com sucesso não é um movimento único, mas um processo contínuo, certifique-se de:
1. Fazer um diagnóstico interno completo
E, portanto, executar uma avaliação de nível de maturidade em inovação, dores mais urgentes da empresa e do público-alvo, grau de preparo do time para as mudanças, gargalos e oportunidades.
Há abertura para mudanças? Os líderes apoiam o risco controlado? Existe espaço para testar?
2. Definir objetivos estratégicos
Estabelecendo metas claras para a inovação (aumentar receita, reduzir custos, garantir diferenciação etc) e objetivos que vão direcionar as ações e a definição de métricas.
3. Incentivar a cultura de inovação
Criando uma mentalidade de crescimento (growth mindset) em que os erros são valorizados como aprendizado, as ideias são estimuladas em todos os níveis e a experimentação constante é positiva.
4. Escolher modelos e métodos compatíveis
Adotando ferramentas que ajudem no processo, como design thinking, open innovation (co-criar com parceiros, clientes ou startups), testes de soluções com mais rapidez e menos custos, scrum para entregas iterativas, dentre outros.
5. Personalizar a inovação para a sua empresa
Levando em conta que empresas tradicionais começam com processos e digitalização de algumas áreas, startups às vezes apostam em mudanças nos relacionamentos, negócios familiares precisam equilibrar inovação e tradição etc.
6. Priorizar prototipagem e testes
O que quer dizer desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP) ou fazer uma simulação completa – para testar hipóteses com clientes reais antes de investir pesado.
7. Implementar a inovação de forma controlada
Começando com projetos-piloto e coleta feedbacks para reduzir riscos, fazer ajustes ágeis e mensurar resultados.
8. Avaliar métricas
E, a partir de indicadores-chave de desempenho previamente definidos (ROI estimado, grau de esforço, tempo e outros), entender se já é hora de escalar, seja replicando internamente, expandindo para outras áreas ou aumentando o investimento.
9. Escalar e perpetuar
Finalmente, depois de validar, a partir da documentação de cada resultado, mesmo os negativos, terá chegado a hora de implementar a inovação em maior escala e criar mecanismos para perpetuá-la!
Nem toda inovação gera resultados imediatos, mas toda inovação bem monitorada gera aprendizado, por isso, se você “travar” em algum dos nove passos, lembre-se de que o importante foi ter chegado até ele.
Quando a sua empresa entregar melhorias com impacto real no caixa, na reputação e na vida dos clientes, você terá chegado aonde deseja.
Se entender precisar de ajuda especializada, busque uma consultoria de inovação focada em resultados. Essa jornada não precisa ser solitária!