
Com o PIB subindo, a economia um pouco mais estável e o avanço da digitalização, há espaço para o crescimento empresarial no Brasil, processo pelo qual uma organização amplia sua capacidade de gerar receita, aumentar a base de clientes etc.
Por outro lado, sem dúvidas, há obstáculos a serem superados, como os impostos pela esmagadora concorrência de muitos setores, pela cultura organizacional ainda pautada em princípios das décadas passadas, dentre vários outros, incluindo barreiras tributárias.
“Apesar das dificuldades estruturais, nunca tivemos tantas ferramentas e oportunidades para criar negócios de impacto e crescimento no Brasil. A diferença entre quem cresce e quem estagna está na coragem de agir e na disciplina para ajustar rotas no meio do caminho” – Alex Anton
Neste artigo, você se aprofunda um pouco mais no tema, encontrando referências e exemplos que podem servir como propulsores.
O crescimento empresarial e suas várias frentes
Empresas buscam crescimento por diversos motivos, como lucrar mais, conseguir novos consumidores, expandir operações e/ou elevar o impacto no mercado.
O ideal é fazerem isso quando alcançam um estágio de maturidade operacional e financeira que as permita abraçar as novidades sem perder essência e agilidade.
Mas muitos empreendedores esquecem de um ponto importante: uma evolução desse tipo precisa ir além dos números – e ser sustentável, escalável e alinhada aos objetivos estratégicos da organização.
Dito isso, se você estiver considerando agir em prol do crescimento do seu negócio, considere, antes de mais nada, o caminho a ser seguido.
- Crescimento orgânico: através de vendas, marketing e inovações internas
- Crescimento inorgânico: através de aquisições, fusões ou joint ventures
- Crescimento digital: através de canais digitais e novas tecnologias
- Crescimento escalável: aumentar receita sem aumento proporcional de custos
- Crescimento por franquias ou licenciamento: frequentemente adotado por redes de alimentação, instituições de educação e empresas cujo foco é a prestação de serviços
Analise essas frentes cautelosamente para decidir qual faz mais sentido.
Ação! Etapas essenciais do plano de crescimento empresarial
Uma vez escolhido o formato da expansão do seu negócio, estruture cada etapa do processo para saber aonde irão os esforços, manter todos os envolvidos devidamente alinhados e medir resultados com assertividade.
Tenha clareza, pelo menos, em relação aos seguintes passos:
Análise de mercado
O crescimento da sua empresa deve ser pautado em uma avaliação do crescimento econômico nacional e num estudo minucioso do seu setor (comportamento do público-alvo, concorrentes, tendências etc.).
Some aqui a avaliação de oportunidades em outras localizações ou em outros mercados, inclusive no digital.
Definição de indicadores-chave de desempenho
Outra etapa essencial é definir quais as metas de crescimento e que KPIs você vai usar para saber se elas estão sendo atingidas. Seja realista!
“Você não pode querer tudo ao mesmo tempo: aumentar receita, reduzir churn, abrir filiais e escalar tecnologia, mas pode priorizar e entender que um objetivo puxa o outro” – Alex Anton
Um bom plano tem foco e flexibilidade para os trade-offs do caminho.
Planejamento financeiro
Com o modelo de crescimento em mente, a análise de mercado realizada e os KPIs definidos:
- Projete receita e despesa da expansão
- Simule diferentes cenários de fluxo de caixa
- Considere a possibilidade de precisar de capital em diferentes cenários também
- Antecipe-se e avalie financiamentos, desde créditos até debêntures
E pense sobre a participação de investidores, por exemplo.
Estruturação da equipe e adequação da cultura
Comece, então, a mostrar a importância de um mindset de abundância (growth mindset) para lideranças e colaboradores que estejam direta ou indiretamente ligados ao plano de crescimento.
Capacite os líderes que você quer que gerenciem a expansão, estruture ou reestruture times comerciais, operacionais e de tecnologia e fomente a cultura da inovação.
Crescer sozinho não está nos planos, e um ambiente de inovação precisa ser o padrão, não a exceção. Se necessário, busque suporte especializado de um consultor de crescimento empresarial.
Ajustes contínuos
Siga em frente, mas monitorando as métricas estabelecidas algumas etapas antes – e fazendo todos os ajustes necessários, de forma rápida, para não gastar recursos preciosos em estratégias que não trazem retorno ou, pior, perder o timing do mercado.
As maiores oportunidades de análises aparecem em:
- Dashboards de BI acompanhados em tempo real
- Revisões mensais de estratégias e KPIs
- Benchmarks externos para testar hipóteses
- Coleta de feedbacks contínuos dos times de vendas e atendimento, que são os primeiros a perceber mudanças no mercado
Apareceu a oportunidade de experimentar uma estratégia atualizada? Aproveite! Mesmo que, inicialmente, você não estivesse considerando-a.
12 exemplos de estratégias e tendências de crescimento empresarial – para considerar
As organizações que mais crescem hoje em dia seguem uma ou mais das estratégias e tendências catalogadas adiante. Fique por dentro!
- Atuação em e-commerce, marketplace e/ou social commerce
- Omnicanalidade devidamente aplicada, integrando canais físicos e digitais
- Internacionalização da empresa, principalmente para América Latina e EUA
- Uso de IA generativa para personalização de vendas e marketing em larga escala
- Parcerias estratégias com startups, fornecedores e até concorrentes
- Adoção de práticas ESG como diferencial competitivo
- Oferta de modelos de recorrência e assinatura para receita mais previsível
- Expansão em cidades médias (menor concorrência e maior potencial de consumo)
- Automação da operação
- Cotidiano data-driven e, portanto, com dados guiando estratégias
- Expansão em segmentos padronizados
- Construção de plataformas e ecossistemas próprios
Crescer exige trabalho duro e não acontece em linha reta, mas...
Existem truques para acelerar o crescimento de uma empresa
É fundamental investir em tecnologia, tornar processos mais enxutos e escaláveis, escalar campanhas e usufruir de todas as estratégias possíveis de inbound marketing (adequadas ao negócio e ao público, claro).
O social selling está em alta e deve permanecer assim, então, não é opção, é obrigatoriedade. Assim como o desenvolvimento das habilidades de líderes e equipes para manejar a evolução.
Aqueles obstáculos sobre os quais você leu na introdução deste artigo vão aparecer, porém, cada movimento feito a favor do progresso sustentável tornará mais fácil enfrentá-los.
Pontos de atenção! Desafios do crescimento empresarial e como combater
Antes de ir, confira.
Desafio | Antídotos |
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Dificuldade para escalar | Formar times ágeis; buscar suporte de consultor especializado |
Risco de insolvência | Planejar diferentes cenários; sempre revisar estratégias de captação e despesas |
O Brasil registrou um aumento de quase 95% nas recuperações judiciais em 2024, segundo a Serasa Experian, e você não vai querer fazer parte de estatísticas negativas como essa.
De hoje em diante, somente empresas que equilibram velocidade e sustentabilidade terão a chance de crescer com consistência e permanecer relevantes no longo prazo. Lembre-se: crescer é escolha diária, e ajustes rápidos evitam grandes desvios no futuro.