
- O que é uma oportunidade de mercado?
- Como identificar oportunidades de mercado?
- 3 etapas para identificação de oportunidades de mercado
- Checklist rápido de identificação de oportunidades de mercado
- Setores com amplo potencial de mercado atualmente
- Como aproveitar as oportunidades de mercado? 10 dicas de especialista
Hoje em dia, não basta ter uma visão bonita de futuro para você conseguir identificar oportunidades de mercado verdadeiramente interessantes: é necessário entender o que vai gerar resultados concretos no curto ou médio prazo e manter-se atraente no longo prazo.
Tendências globais e necessidades muito específicas dos brasileiros convergem cada vez mais e, enquanto existem nichos com potencial brutal para inovação e crescimento, também existem setores já exaustivamente explorados, então, tome cuidado.
Busque saber mais sobre o setor pet, o de longevidade, o de saúde digital, o de requalificação profissional, aqueles que atendem demandas ambientais e, claro, os que envolvem algum tipo de tecnologia (principalmente focada na produtividade e na digitalização de processos).
Alie criatividade e estratégia, combine execução rápida com um produto realmente relevante para o seu público-alvo, e ganhe espaço para escalar.
Este artigo vai lhe ajudar a começar do começo!
O que é uma oportunidade de mercado?
Uma oportunidade, seja de mercado ou de negócio, é a chance de uma empresa ou pessoa atenderem a alguma demanda emergente e ainda pouco explorada.
Se você é dono de um negócio e está pesquisando sobre este assunto, saiba: identificar cedo uma oportunidade lhe permitirá posicionar sua empresa à frente de muitas outras, reduzindo a concorrência e ampliando a margem de crescimento.
Como identificar oportunidades de mercado?
As minas de ouro mais valiosas do mercado são identificadas com muita observação e alguns testes, então, antes de qualquer coisa, olhe bem para as megatendências (locais, nacionais e globais) e entenda as mudanças estruturais e de hábitos de consumo.
Em seguida, faça algo que muita gente vai lhe dizer para não fazer: cace problemas.
Esses problemas ainda não solucionados por ninguém poderão ser suas oportunidades. Vai depender de você validá-los.
3 etapas para identificação de oportunidades de mercado
Aqui está exatamente o que é necessário para agir:
1. Analise demandas, tendências e mudanças
Em que contexto nós vivemos, o que o consumidor espera, para onde os desejos de consumo estão caminhando? Entenda alguns movimentos como uma corrente de maré e reme na mesma direção, ganhando impulso.
Você pode combinar uma série de análises ao seu olhar estratégico, como:
- SWOT/FOFA: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (com atenção aos fatores externos)
- PESTEL: fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ecológicos e legais (podem apontar novos mercados)
- As cinco forças de Porter: estudo do poder de fornecedores de clientes, da ameaça de novos entrantes, de produtos substitutos e da rivalidade no setor (para encontrar brechas de posicionamento)
- Análises de tendências: mapeamento de concorrência, pesquisas de mercado, estudo de palavras-chave pesquisadas na internet, benchmarking e outros
- Análises internas: de capacidades, recursos, penetração e desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto, diversificação etc.
O mercado raramente grita a resposta, mas a sussurra diariamente para quem sabe ouvir. Entende a importância dos levantamentos cautelosos?
2. Encontre problemas ainda sem solução
A partir das suas análises, busque resposta para perguntas como:
- Onde há demanda alta, mas experiência ruim?
- Quais setores ainda dependem de processos manuais?
- Em que áreas existem burocracias excessivas que podem acabar?
- Finalmente, que problema crônico ainda ninguém conseguiu resolver direito e a minha empresa tem a chance de resolver?
Agora, esclareça para si mesmo(a): a ideia ou o novo modelo de negócio está dentro do seu alcance em termos de recursos, conhecimento e rede?
3. Valide a oportunidade com dados
Por último, vá atrás de entender se as chances identificadas têm algum número positivo associado a elas.
O mercado pet, por exemplo, está crescendo 15% ao ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). É uma boa validação, não?
Entrevistas com o público-alvo, pequenos experimentos antes de investir pesado e as famosas análises de viabilidade e risco terão grande valor neste momento.
Checklist rápido de identificação de oportunidades de mercado
De forma resumida, você deve querer saber…
Critério | Esclarecimento |
---|---|
Demanda crescente | Há interesse real e em ascensão? |
Baixa concorrência | O nicho ainda é pouco disputado? |
Boa rentabilidade | A margem de lucro faz sentido? |
Entrega de alto nível | Você consegue entregar com qualidade? |
Alto potencial | A ideia é tendência e se sustenta no longo prazo? |
Setores com amplo potencial de mercado atualmente
Fatores como a digitalização acelerada, o foco em sustentabilidade e o envelhecimento populacional criam oportunidades inéditas e urgentes para quem agir com estratégia. São algumas das várias tendências de negócios deste e dos próximos anos.
Você pode pesquisar por wearables e outras tecnologias capazes de contribuir com a longevidade e programas de saúde personalizados.
Pode explorar a economia verde como um todo e, mais especificamente, a logística verde (principalmente para e-commerces, desde as embalagens até sistemas de gestão, passando pelo transporte).
Ou, ainda, se aventurar oferecendo comida, serviços e aplicativos “premium” para os pais de pet; automação acessível, IA e marketing para micro e pequenas empresas; alimentação funcional e saudável; turismo de experiência ou serviços digitais especializados (consultoria, capacitação e requalificação profissional, finanças, saúde mental corporativa etc.)
“Quem entender essas forças agora e se mover rápido pode capturar mercados inteiros antes que eles virem consenso”, explica Alex Anton, responsável por este blog, ex-Chief Strategy Officer do iFood e investidor com mais de 1 bilhão de reais alocados em startups na América Latina.
Como aproveitar as oportunidades de mercado? 10 dicas de especialista
O ponto chave do aproveitamento de oportunidades não está no ingresso nos mercados, mas na identificação de nichos subatendidos, na inovação aplicada aonde há lacunas e no posicionamento antes da concorrência consolidar espaço.
“Fora isso, resumi algumas dicas com base na minha experiência e acho que os leitores vão gostar de tê-las à mão”, compartilha Alex.
- Entenda o frio na barriga como um sinal positivo
- Desde o princípio, adote a mentalidade de crescimento (growth mindset)
- Não se apegue sem investigação à ideias que lhe deixam desconfortável
- Aja com confiança, mesmo estando inseguro(a) internamente
- Tenha um conselho consultivo ou consultores de confiança ao seu lado
- Acompanhe as transições de perto para enxergar aonde criar valor
- Teste rápido e barato; não comprometa recursos demais logo de cara
- Atenda e “sirva” o seu nicho sob medida
- Construa autoridade online e offline no seu novo setor; mostre estar no jogo
- Pense em barreiras de entrada; dificulte que outros copiem sua estratégia
“Exemplos de aplicações de algumas dessas táticas aparecem nos cases mais práticos e objetivos que já acompanhei”, conclui o especialista.
Eles estão no surgimento de uma startup de consultoria financeira para PMEs e na adaptação de uma empresa familiar de alimentos que passou a vender online só para quem tem algum tipo de restrição alimentar.
Também estão na história de sucesso de um pequeno negócio de turismo que ganhou fama na internet por causa dos pacotes autênticos e cheios de experiência.
Enfim, o que você está esperando para se orgulhar da sua trajetória como os donos dessas empresas aqui de cima?