
A inteligência emocional é a principal habilidade para uma liderança bem sucedida no século XXI, mas não a única. Na verdade, você pode considerá-la uma base para todas as outras competências essenciais de bons líderes.
Essa inteligência que leva a uma comunicação mais clara, a tomadas de decisões assertivas, mesmo sob pressão e ao manejo adequado de conflitos, por exemplo. Ela também está diretamente ligada a um comportamento guiado pela inclusão e a inovação – e pela abundância, em vez da escassez.
“Ok! Mas eu não preciso de nada disso, porque o que eu faço é absolutamente técnico.”. Engano seu: este artigo explica.
O que são, exatamente, as habilidades de liderança?
O conjunto de competências pessoais e profissionais, estratégicas e técnicas, mas majoritariamente emocionais, que um líder carrega consigo – e que o permitem influenciar, inspirar e direcionar pessoas, equipes e empresas – são as suas habilidades.
Essas competências nem sempre aparecem num portfólio ou currículo, mas sempre precisam ser vistas na prática, o que significa, por exemplo, que não basta, para um líder de qualquer estilo, ter visão estratégica se o seu foco não estiver no crescimento sustentável da empresa.
Da mesma forma, não basta ter empatia se ele não compreende as necessidades individuais e coletivas de sua equipe e transforma a compreensão em ações capazes de promover um ambiente de trabalho seguro e assim por diante.
Lista completa! 20 principais habilidades essenciais de um líder
Alex Anton, mentor e consultor de empreendedores e empresas ao redor do Brasil e do mundo, costuma dizer: “os melhores líderes conseguem ser liked e respected, ao mesmo tempo”.
Você sabe o que isso significa? Ser capaz de equilibrar empatia e competência; de construir conexão emocional e ter autoridade técnica.
E, para um líder alcançar esse equilíbrio, hoje em dia, pelo menos duas dezenas de competências precisam ser trabalhadas através do growth mindset e de um aprendizado contínuo em diversas frentes.
São elas:
- Enxergar além do operacional
- Decidir com base em dados e alinhado(a) à empresa
- Comunicação clara e empática
- Escuta ativa
- Feedbacks positivos
- Gerenciar as próprias emoções
- Compreender seu impacto no ambiente
- Lidar adequadamente com pressões ou conflitos
- Ter assertividade, mesmo diante de incertezas
- Delegar tarefas de forma eficaz
- Criar conexões autênticas
- Pensar de forma criativa e inovadora
- Solucionar problemas com originalidade
- Estimular novas ideias, motivar e inspirar
- Reconhecer conquistas
- Incentivar a superação
- Agir com ética e integridade
- Assumir os próprios erros
- Ter a diversidade e a inclusão como parte das estratégias
- Adaptar-se rapidamente às mudanças
Não chegou lá? Fake until you make it. Seja, antes de ser!
“Ao agir como líder desde o início, buscando oportunidades para assumir responsabilidades e experimentar diferentes papéis, você amplia suas habilidades e desenvolve uma identidade de liderança mais autêntica”, reforça o mentor.
Vá na contramão da mentalidade de escassez que mina tantos profissionais.
Como desenvolver habilidades de liderança? Dicas de especialista
Só a disposição ao aprendizado contínuo e o autoconhecimento levam líderes a desenvolverem o máximo possível de habilidades essenciais, principalmente softs kills.
As orientações adiante vão lhe ajudar na jornada.
Leia alguns (muitos!) livros
Livros sobre filosofia e felicidade contribuem com o seu equilíbrio emocional, enquanto conteúdos que abordem a importância de delegar tarefas, assumir responsabilidades e compreender cada ser humano individualmente ao liderar, por exemplo, têm impacto direto no seu mindset.
“Act Like a Leader, Think Like a Leader”, de Herminia Ibarra, é uma boa indicação para começar.
Ouça podcasts
Muitos bate-papos legais oferecem insights valiosos para lideranças, como o “Um Impossível por Vez”, o “Like a Boss”, o “Liderança em Alta Definição”, o “Mentoria Lad” e o “HBR IdeaCast”.
Outros podem agregar em relação à estratégia ou lhe trazendo excelentes histórias de líderes, como o “How I Built This” e o “Mentalidade Empreendedora”.
Use a conectividade a seu favor
Vídeos e cursos que ajudam a desenvolver foco, clareza e resiliência, estão disponíveis em canais confiáveis do YouTube, no TEDx e em aplicativos, como o famoso “Headspace”. Procure por aqueles que gostaria de assistir!
Participe de eventos presenciais
Os “summits”, seminários e congressos sobre liderança, gestão, inovação e cultura organizacional são transformadores! Vários acontecem ao longo de todos os anos, em diversos estados brasileiros.
Faça uma agenda só sua e vá visitando aqueles que interessam para os seus objetivos de agora.
Conheça a si mesmo(a)
Crie um diário para organizar seus pensamentos, analisando-os, de tempos em tempos, na busca por padrões, e medite de cinco a 10 minutos todos os dias.
“A meditação é uma prática poderosa e, talvez, subestimada no desenvolvimento de habilidades de liderança; é um verdadeiro laboratório interno de autogestão, fortalece os músculos da atenção, acalma o ego e amplia a clareza, ajuda a afiar a espada da resiliência emocional” – Alex Anton
Além disso, peça feedbacks a pessoas de confiança, monitore seus “superpoderes” e as suas reações e mapeie suas zonas de esgotamento – aqueles momentos em que você sentiu as forças indo embora.
Faça uma mentoria
Junto a um especialista no desenvolvimento das habilidades de lideranças do século XXI, aplique tudo o que você absorver durante a sua trajetória de conhecimento, transformando cada aprendizado em resultados reais e ajustando suas abordagens conforme necessário.
Troque ideias, busque perspectivas diferentes e analise cenários sob outros pontos de vista também.
Uma mentoria ainda vai contribuir com uma antecipação sua à liderança do futuro, um híbrido de humanização e digitalização no qual devem predominar o equilíbrio entre performance e cuidado,inovação e ética, resultados e bem-estar.
A maré mudou e continuará mudando drasticamente. Se você conseguir se ajustar com velocidade e mantendo uma atitude positiva, se beneficiará em dobro. Motivação e engajamento de verdade só acontecem quando vêm de dentro para fora.