15 melhores estratégias de crescimento empresarial

Veja estratégias obrigatórias e opcionais de crescimento empresarial e orientações (ou justificativas!) para colocá-las em prática.

Por Redação Alex Anton 08 de Setembro de 2025 - Atualizado em 08 de Setembro de 2025 8 min. de leitura
Imagem de capa de um artigo sobre estratégias de crescimento empresarial, com um homem caminhando por um caminho que leva a uma bandeira no topo, simbolizando sucesso e metas atingidas.

Dentre as estratégias práticas imprescindíveis para o crescimento de uma empresa, destacam-se a elaboração de um plano de negócios baseado em pesquisa de mercado, a consolidação da chamada “presença digital” e o mapeamento do funil de vendas.

Somam-se a elas, a estruturação de um time comercial e, em muitos casos, usar eventos para impulsionar negócios e trabalhar inbound marketing, tráfego pago e parcerias estratégicas.

Tudo isso acontece no decorrer de um ano, em média, a partir da primeira movimentação.

E existem, ainda, outras ações importantes, como a criação de uma máquina de vendas previsível, a atenção a um ciclo de feedbacks mais ágil, a implementação de automações, a expansão geográfica e assim por diante.

Elas devem entrar em cena a partir do segundo ano de execução estruturada das estratégias empresariais.

“Algumas são essenciais, outras podem acelerar ou diferenciar seu negócio no momento do crescimento: é você quem vai definir se cabe adotá-las”, explica Alex Anton, estrategista, investidor e conselheiro de empresas de alto impacto.

Considere este artigo o seu roadmap de crescimento empresarial para saber por onde começar a fazer tudo acontecer – e o que vem depois. Boa leitura!

Fundamento e posicionamento

Sem um trabalho atento tanto para a execução de um plano de negócios quanto para fortalecimento de presença digital e domínio do funil de vendas, nenhuma empresa consegue otimizar processos para crescer.

Logo no início dos seus investimentos a favor do desenvolvimento do seu negócio, siga, obrigatoriamente, estas etapas:

1. Elaborar um plano de negócios estruturado

Com muita pesquisa de mercado, crie um documento vivo em que estejam definidos o seu público-alvo, seus diferenciais, suas estratégias de aquisição, projeções financeiras e indicadores-chave de desempenho para análises futuras.

Só o plano de negócios lhe dá clareza de onde você está e para onde vai, evitando decisões baseadas apenas em intuição

Esse documento será o centro de todas as outras estratégias que aparecerão adiante.

2. Fortalecer a presença digital da empresa

Você pode construir um site profissional e/ou atuar para melhorar o conteúdo digital da sua empresa para que ela apareça bem posicionada em mecanismos de busca, como o Google e/ou trabalhar perfis nas redes sociais adequadas ao seu nicho.

Sem o fortalecimento da presença digital, quase nenhum negócio acende, afinal, hoje em dia, o que não está online, não existe, certo?

Os processos independem do plano de negócios, mas ganham força se alinhados a ele.

3. Identificar e dominar o funil de vendas

Na terceira e última etapa da primeira fase dos investimentos no crescimento da sua empresa, foque em aquisição e conversão.

  1. Mapeie todas as fases do processo de vendas
  2. Identifique gargalos para saber aonde potenciais clientes são perdidos
  3. Implemente scripts comerciais, faça testes A/B e de novas ofertas
  4. Acompanhe métricas para validar melhorias

Sem isso, o crescimento (caso aconteça) será desordenado e acabará custando mais caro do que deveria, tanto em tempo quanto em recursos financeiros.

Aceleração e escala

Então, você terá chegado às estratégias voltadas ao aumento do ritmo de crescimento – algumas imprescindíveis, outras opcionais. As mais comuns estão catalogadas adiante.

4. Estruturar e desenvolver o time comercial

  • Ação: contratar, treinar e gerenciar vendedores; definir processos claros de prospecção, abordagem e fechamento
  • Razão: “ninguém escala só com marketing”, reforça o especialista em estratégia, inovação e crescimento, detentor deste blog
  • Classificação: imprescindível

5. Trabalhar SEO e inbound marketing

  • Ação: criar conteúdos para atrair e nutrir potenciais consumidores, seja sozinho (com muito estudo) ou contratando especialistas
  • Razão: a empresa constrói autoridade online e reduz o custo de aquisição de clientes
  • Classificação: imprescindível, exceto para negócios que optam por atuar de forma totalmente offline

6. Investir em aquisição paga de clientes

  • Ação: criar campanhas de tráfego pago tanto nos buscadores quanto nas redes sociais
  • Razão: acelera o crescimento ao mesmo tempo em que traz dados de comportamento de consumo do público-alvo
  • Classificação: opcional, mas estratégica; depende, principalmente, de um trabalho de SEO bem estruturado (tanto para site/blog quanto para redes sociais, atualmente)

7. Formar parcerias e/ou participar de eventos

  • Ação: fazer acordo com outros negócios ou até com influenciadores para a troca de “exposição”, de clientes, de distribuição e assim por diante e/ou participar de eventos locais, regionais ou nacionais pelos mesmos motivos
  • Razão: pode escalar a empresa sem que você precise gastar muito, dando acesso a novos mercados ou novos interessados no que você vende, por exemplo
  • Classificação: opcional, mas de alto valor a depender do setor do negócio

8. Expandir geograficamente ou explorar novos canais de distribuição

  • Ação: expandir o mercado da empresa, abrindo novas praças, atuando em marketplaces, criando franquias, contratando representantes etc.
  • Razão: acima de tudo, reduz a dependência de um único canal de vendas
  • Classificação: opcional e só deve ser considerada depois de validado o modelo de operação e o próprio funil de vendas

Sustentabilidade e eficiência

Agora, se é retenção, otimização e fortalecimento o que você procura, e todas as outras estratégias imprescindíveis de crescimento empresarial já foram consolidadas, aqui estão novas ações a considerar:

9. Cuidar dos clientes existentes

Faça isso criando programas de fidelidade, oferecendo um suporte ágil e melhorando a experiência pós-vendas. Mas, atenção: você só terá sucesso se a estratégia estiver conectada ao funil e ao time comercial.

“Eu considero essa atitude de cuidar dos clientes existentes algo imprescindível. Pra mim, crescer sem retenção é como encher balde furado”, alerta Alex Anton.

10. Desenhar uma máquina de vendas previsível

Depois, crie playbooks e defina indicadores e métricas para analisar na tentativa de replicar o processo de vendas do seu negócio, reduzindo o risco de ficar dependente de poucos talentos individuais.

Outra estratégia imprescindível.

11. Acelerar o ciclo de feedbacks

Implemente pesquisas de satisfação e incentive a sua equipe a fazer melhorias rápidas a partir dos retornos obtidos: você vai garantir melhorias contínuas e reduzir insatisfações, potencializando a retenção e a divulgação positiva do negócio.

12. Automatizar processos repetitivos

Algo que, no início, pode ser opcional, mas se torna essencial em escala, a automação não precisa ser cara, precisa ser coerente.

Quem automatiza ganha eficiência operacional e redução de custos, e só a inovação implementada no dia a dia e voltada para crescimento dos negócios é capaz de liberar tempo e energia da equipe e do próprio gestor para atividades que dependem da sabedoria humana.

Consolidação e diferenciação

Finalmente, você terá chegado às estratégias que fortalecem a reputação e abrem novas avenidas de crescimento. Todas são opcionais, voltadas à escalabilidade para além do core business.

13. Apoiar-se em capital externo

Isso nada mais é do que levantar investimento para melhorar tudo o que você já trabalhou até então (equipe, marketing, produto), acelerando de forma exponencial e testando hipóteses com agilidade.

14. Desenvolver iniciativas de responsabilidade social

Seja criar um projeto com impacto social ou firmar parcerias com influenciadores pensando especificamente nesse tipo de ação, a estratégia pode diferenciar seu negócio se você estiver num mercado mais competitivo, porém, sugerimos adotá-la somente quando o branding da empresa já estiver estruturado.

15. Fazer integrações, fusões e/ou aquisições

Você ainda pode optar por controlar mais partes da cadeia de valor (fornecedores, distribuição, logística, produção) ou adquirir concorrentes/parceiros menores se estiver em busca de mais escala e margem de lucro e menos dependência de terceiros.

Mas, atenção: esse tipo de movimento só faz sentido em estágios avançados e para empresas mais maduras, que já validaram modelo de negócio, funil e marca. Do contrário, é um risco muito grande.

Percebe como o crescimento empresarial não acontece de forma linear e tampouco tem receita secreta? A ideia do roadmap trazido aqui é lhe ser um guia capaz de combinar fundamento e prática para agir da melhor maneira, no melhor momento. Se você quiser contar com a minha experiência para aplicá-lo na prática, será um prazer conversarmos!” – Alex Anton

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