
Entenda quem são os stakeholders da sua empresa para fazer uma gestão eficiente deles. Esse é o primeiro passo. Antes de qualquer outra atitude, agrupe as pessoas indispensáveis para seus projetos e classifique-as por interesse e influência.
Aí, comunique-se de forma clara com elas, sempre alinhando expectativas.
Da quem você encontra no cafézinho a quem se senta ao seu lado numa mesa de decisão, passando por fornecedores, estrategistas etc., todo mundo pode fazer parte do que é conhecido como “quadro de stakeholders”.
E quem estiver nele e for importante para os negócios, precisa saber disso!
“Internos ou externos, só stakeholders verdadeiramente engajados trazem resultados, seja em empresas tradicionais ou startups. Negligenciar a comunicação pode custar tempo, recursos e oportunidades” – Alex Anton
Não deixe o acaso definir resultados: continue lendo este artigo para aprender a identificar e priorizar seus stakeholders.
O que é gestão de stakeholders?
A gestão de stakeholders nada mais é do que uma distribuição em categorias, feita pelo dono de uma empresa ou pelo detentor de um projeto, de todas as pessoas envolvidas no cotidiano dos negócios ou em determinados processos.
Ela depende de uma classificação dessas pessoas a partir de:
- Interesse delas/em envolvê-las
- Poder que exercem
- Influência nas decisões
Por mais complicada que essa gestão pareça, existem maneiras de fazê-la de forma bem sucedida, e é disso que tratam os próximos tópicos.
Como fazer gerenciamento de stakeholders? 6 passos essenciais
Seu stakeholder management precisa acontecer em etapas, sem deixar ninguém de fora:
- Comece identificando pessoas-chave e seu nível de influência e impacto dentro de cada projeto ou na empresa
- Categorize essas pessoas de acordo com as características que você observar para saber quando e como acionar cada uma
- Trabalhe para criar conexões autênticas com elas (individualmente ou em grupos)
- Comunique de forma clara as suas expectativas em relação à participação de cada núcleo ou stakeholder nos negócios
- Garanta alinhamento e esteja à disposição para esclarecer dúvidas
E lembre-se: stakeholders são clientes, colaboradores, outros gestores, investidores, fornecedores e até a sociedade como um todo, a imprensa e órgãos reguladores. Todo mundo, mesmo! Apesar de o grau de relevância não ser igual para todos.
Criando um mapa de stakeholders para visualizar sua gestão
O mapa de stakeholders é uma representação visual dos núcleos de pessoas que você vai categorizar. Para fazê-lo, divida um quadrado ou retângulo grande em quatro menores e preencha cada um deles seguindo esta ideia:
1º quadrante (em cima, à esquerda)
Quem entra: pessoas ou grupos com alto poder de decisão ou impacto, mas que não acompanham o negócio de perto.
Exemplo: numa rede de fast food, órgãos de vigilância sanitária, investidores e donos de pontos comerciais estratégicos fariam parte desse quadrante.
O dever de quem faz a gestão de stakeholders seria garantir que essa turma esteja sempre satisfeita.
2º quadrante (em cima, à direita)
Quem entra: pessoas ou grupos que acompanham o cotidiano e impactam diretamente no projeto ou no negócio.
Exemplo: ainda na rede de fast food, fariam parte do segundo quadrante todos os franqueados, a diretoria, os principais fornecedores e clientes corporativos responsáveis por grandes pedidos.
O sucesso da gestão desses stakeholders depende de mantê-los engajados!
3º quadrante (em baixo, à esquerda)
Quem entra: toda e qualquer pessoa ou nicho que não impacta nas decisões, tampouco se importa com elas.
Apesar da classificação, é importante monitorá-los porque os níveis de influência e interesse podem mudar ao longo do tempo, então, o monitoramento evita surpresas e permite ações proativas.
Exemplos: fornecedores ocasionais, leads a serem captados, prestadores de serviço com contato esporádico e similares.
4º quadrante (em baixo, à direita)
Quem entra: pessoas e grupos com pouco ou nenhum poder e influência em decisões, mas com muito interesse no sucesso dos negócios, que precisam ser mantidos informados/atualizados.
Exemplos: funcionários, parceiros e comunidade.
Gestão feita! Agora, como manter os stakeholders engajados?
Vá além do superficial: engajar de verdade é sinônimo de estabelecer conexões reais e duradouras, criando canais abertos e honestos de diálogo.
“Cultive um relacionamento contínuo, baseado em comunicação transparente e atualizações regulares sobre o progresso e desafios dos negócios. Você não precisa mandar mensagem todo dia, mas precisa de reuniões quinzenais previamente agendadas, de um relatório trimestral detalhado… Entende o que quero dizer?” – Alex Anton
Aqui estão algumas dicas interessantes, frequentemente mencionadas em mentorias estratégicas que se destacam no mercado. Anote!
- Compartilhe opiniões e sensações com quem você confia
- Entenda o impacto das suas ações antes de agir
- Coloque propósitos coletivos acima do interesse individual
- Crie um espaço de colaboração e ideias transformadoras
- Faça os stakeholders sentirem que são essenciais para o sucesso do projeto
- Reconheça, valorize e celebre cada contribuição
- Alinhe expectativas
- Pratique a escuta ativa
- Troque feedbacks, mostrando disposição para evolução
- Encare conflitos como oportunidades
- Personalize cada abordagem, preferencialmente a partir de dados
- Mostre interesse real pelo que move cada stakeholder
- Faça reuniões individuais sempre que necessário
- Convite as pessoas e os grupos para eventos e encontros
- Esteja cercado por quem faz as perguntas certas para você encontrar respostas certas
Finalmente, prepare-se constantemente para mudanças.
Quando elas acontecem? A qualquer momento, até quando você menos esperar. E o que elas indicam? Que a gestão de stakeholders é uma gestão de relacionamentos – e que as pessoas podem mudar o que pensam, como agem, o que esperam, conforme a relação progride.
“Você estará lidando com relações humanas. Elas mudam. Se não houver preparo, mesmo de surpresa, para adaptar seu discurso, sua abordagem e até sua estratégia, a confiança que você levou tempo para construir será perdida” – Alex Anton