Construa seu networking empresarial com estas dicas

Leia este artigo e entenda o que Alex Anton, mentor corporativo, pensa sobre networking empresarial. Aprenda a fazer e manter seus contatos no presencial e no digital.

Por Redação Alex Anton 02 de Julho de 2025 - Atualizado em 02 de Julho de 2025 6 min. de leitura
Construa seu networking empresarial com estas dicas

O networking empresarial é uma estratégia que, quando executada com intenção e consistência, acelera o crescimento de um profissional em sua área ou em seu setor de mercado.

Traduzido do inglês para o português como “trabalhar em rede”, o networking vai muito além de distribuir cartões ou adicionar pessoas no LinkedIn, e exige clareza de propósito para que leve ao seu objetivo central: o de geração de valor mútuo.

Como assim? Este artigo explica.

Aprenda agora como usar o networking da forma mais estratégica e verdadeira possível e a importância da prática para o seu sucesso.

Networking empresarial: o que é de verdade?

Quando você ouvir falar em “networking” no mundo corporativo, pense imediatamente na ideia de relações estratégicas. Essa é a prática de construir, nutrir e ativar conexões que abrem portas, trazem ensinamentos e levam aprendizados, impactam na construção de algo.

Net – rede
To work – trabalhar

O networking leva à geração de valor mútuo, seja resultando em negócios fechados ou em mais visibilidade, por exemplo, e não é sobre interesse, ao contrário do que muita gente pensa, é sobre uma troca genuína.

Confiança, colaboração e consistência são chaves no processo: “precisamos saber cultivar os contatos conquistados”, destaca Alex Anton, estrategista, investidor com mais de 1 bilhão de reais alocados em startups na América Latina e mentor empresarial.

Qual a importância do networking corporativo?

Empresas e profissionais crescem mais rápido quando bem conectados – e conectados com intenção. A lista de benefícios do business networking é longa:

  • Acesso a oportunidades exclusivas
  • Convites para eventos estratégicos
  • Aproximação de clientes e investidores
  • Coleta de opiniões valiosas
  • Redução de erros que custam caro
  • Decisões mais acertadas
  • Compartilhamento de experiências
  • Visão de mercado mais afiada
  • Feedbacks construtivos
  • Fortalecimento da marca pessoal
  • Times montados com mais agilidade
  • Mais e melhores vendas
  • Inovação acelerada
  • Vantagem competitiva
  • Autoridade construída com consistência

“O networking bem feito é um ativo intangível de longo prazo. Quanto mais você cultiva, mais retorno colhe”, reforça o mentor.

Como fazer business networking do jeito certo?

Antes de correr atrás de contatos, foque em como você pode ajudar quem cruzar seu caminho. Além disso, conte sua história com emoção e propósito, pois conexões fortes, geralmente, nascem de um contexto comum.

E, mesmo que você não precise de nada agora, invista ao menos 20% do seu tempo em vínculos genuínos.

6 passos para executar um networking de sucesso

No presencial, indo a eventos e encontros, e no digital, as dicas para você agir virão adiante.

1. Defina objetivos claros

Decida o que você deseja com a sua rede, seja a curto, médio ou longo prazo. Pode ser criar um mapa de stakeholders atualizado, aprender mais, acessar novos talentos ou qualquer outra alternativa.

Sua intenção precisa ser exata.

2. Mapeie os contatos

Descubra quem teria impacto no alcance do seu objetivo, onde essas pessoas ficam, o que elas fazem, como elas vivem, quais seus interesses e assim por diante.

Segmente seu possível-futuro networking setor, influência, área de atuação e valores em comum.

3. Decida qual será sua contribuição

Como o networking equivale a um ganho mútuo, depois de entender o que o outro lado valoriza, decida como você vai contribuir com essa(s) pessoa(s) antes de fazer algum pedido, mesmo simples.

4. Inicie a conexão, sem forçá-la

Fuja das abordagens genéricas e aposte nas personalizadas, sempre tendo pontos de contato reais como base (conteúdos, eventos, interesses ou hábitos similares etc.). E nunca se aproxime sem um pitch preparado.

5. Apresente-se de forma envolvente

Conte ao outro quem você é, o que você faz, porque a sua atuação importa, quais as suas visões de mundo e expectativas profissionais.

Ao compartilhar conhecimento, seja sempre relevante para quem ouve/lê: a relevância leva à confiança – que leva ao retorno esperado. Se precisar de ajuda, procure por uma mentoria empresarial especializada.

6. Cultive o relacionamento

Não tenha medo de propor reuniões, projetos ou collabs e, mesmo à distância, bata um papo com sua rede de vez em quando, comemore conquistas, peça opiniões, faça elogios.

Quando chegar a hora de pedir algo, peça com respeito. Depois, agradeça com autenticidade. “É o famoso give-ask-thanks: ofereça valor, peça com respeito, agradeça com verdade”, explica Anton.

Dicas extras: para quem quer construir networking online

Sem anular o presencial, você pode e deve exercitar a prática do networking empresarial também online, tanto no LinkedIn quanto em fóruns de nicho e até em grupos de WhatsApp, mas com critério:

  • Crie conteúdo verdadeiro, embasado e sensato
  • Compartilhe apenas fontes confiáveis
  • Comente com intenção, não por obrigação
  • Entenda o contexto antes de opinar
  • Contribua sem esperar retorno imediato
  • Combata a mentalidade de escassez
  • Valorize, recomende e cite publicamente quem traz inspiração

E por último, mas não menos importante, avalie números: quantas conexões viraram parcerias, fecharam negócios, agregaram com algum aprendizado ou mostraram novos caminhos?

Networking não é sprint, é maratona.

Mantenha a cadência, cuide da qualidade. A melhor conexão que você pode criar é aquela que começa com verdade e se sustenta com generosidade; que tem profundidade e reciprocidade.

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