
Estratégico e fundamental para o crescimento sustentável de equipes e empresas, o mapa de stakeholders nada mais é do que uma análise das partes interessadas em um projeto ou no negócio per se.
Ele é um incentivo à comunicação e a uma troca valiosa com essas partes – além de desenvolver, em líderes e gestores como você, um senso de orientação que guia a tratativa com elas.
Esse mapa, portanto, depois de pronto, vai ser usado para alinhamentos de expectativas e, ao mesmo tempo, para mitigar riscos e fortalecer relacionamentos. Tendo-o, você vai conseguir promover e tomar decisões mais conscientes.
“Quanto maior o seu nível de clareza e de coesão na narrativa, maior a sua habilidade em convencer, engajar e tocar a cabeça e o coração de todos” – Alex Anton
Aprenda a fazer o seu mapping, mas, antes, entenda quem envolver no processo.
Afinal, quem são os stakeholders de uma empresa?
Ao contrário do que muitos pensam, os stakeholders de um negócio não são apenas seus investidores. Na tradução do inglês para o português, o termo significa “partes interessadas”, portanto, é bastante amplo.
Existem stakeholders internos e externos, confira:
Stakeholders | |
Internos |
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Externos |
|
Quem precisa estar na sala quando acontecem decisões-chave? Quem tem influência sobre as decisões, sejam positivas ou negativas? Quem precisa ser convencido e como? Todas as partes que fizerem sentido precisam entrar no seu mapa.
O que é e para que serve um mapa de stakeholders?
O stakeholders mapping pode ser considerado uma representação visual das partes envolvidas num time, projeto ou negócio. Ele serve para identificar, classificar e organizar as partes com base nos níveis de interesse e influência que elas têm.
A partir do mapeamento, fica mais fácil, por exemplo, garantir que todos sejam considerados nas decisões, e que as próprias decisões tenham mais assertividade e coerência. Aqui está uma lista de vantagens de fazê-lo:
- Alinhamento estratégico das partes aos objetivos
- Gestão adequada de riscos
- Identificação de resistências
- Antecipação de conflitos e melhor gerenciamento de crises
- Comunicação eficaz
- Trocas entre diferentes públicos
- Promoção de relacionamentos duradouros
- Aumento do engajamento
- Mais confiança transmitida por todos os estilos de lideranças
- Sucesso de projetos
- Crescimento sustentável dos negócios
Mais do que um exercício visual, essa ferramenta de inteligência estratégica mostra quem são seus aliados naturais, quem são influenciadores ocultos dos projetos e da empresa e até quem pode representar um obstáculo para mudanças.
E você pode se inspirar pelo exemplo que virá mais adiante para fazer o seu mapping, usando ferramentas, como o Canva, se quiser um mapa apresentável, o Excel, para um documento em que caiba uma análise mais estruturada, o Mural e o FigJam, com a pretensão de compartilhar.
O importante é apresentar a imagem aos interessados depois!
Como fazer um mapa de stakeholders em 5 etapas simples
Mapeia no Excel e deixa bonito no Canva! Não é difícil criar sua estratégia de visualização dos seus stakeholders, mas é essencial que ela venha acompanhada de intenção estratégica e clareza de propósito. Sem isso, vira só um exercício estético.
O passo a passo para você agir está sugerido na lista adiante.
1. Identifique todas as partes, sem exceção
Liste todas as partes interessadas do seu projeto ou envolvidas no cotidiano do seu negócio – tanto quem decide quanto quem pode ser impactado pelas decisões, assim como quem tem influência nelas e é relevante para o sucesso das iniciativas.
2. Classifique os stakeholders
Estude as partes, separando-as entre pessoas interessadas e pessoas influentes ou decisoras. Analise o quanto cada uma se importa com o projeto ou a empresa. Da mesma forma, analise o quanto de poder os influentes exercem sobre as decisões.
3. Organize todo mundo a partir de uma matriz
Com sua lista em mãos, use a chamada “matriz de stakeholders” para distribuir os envolvidos a partir do nível de interesse (eixo X) e do poder ou da influência (eixo Y), assim:
4. Defina suas ações
Trace estratégias de comunicação e relacionamento com os stakeholders categorizados, a partir do que ficar visivelmente esclarecido sobre cada um deles. Só não vá agindo sem antes consultá-los e validar suas percepções.
5. Apresente o mapa aos envolvido e monitore resultados
Mostre a estrutura pronta para as partes, informando-as sobre novas possíveis conversas com o decorrer do tempo, afinal, todo mundo muda. Periodicamente, faça reavaliações do mapping.
E aqui está o exemplo prometido, caso queira usar!
Exemplo de mapa de stakeholders
Considere uma empresa de implementação de software. Veja como ficaria um mapping simples:
Stakeholder | Interesse | Influência | Ação/Estratégia |
---|---|---|---|
Diretoria | Alto | Alto | Incluir nas decisões |
Equipe de TI | Alto | Médio | Consultar e envolver |
Usuários finais | Médio | Baixo | Treinar para uso e manter informados |
Fornecedor do ERP | Baixo | Alto | Negociar |
Lembre-se de que o stakeholder mapping não é um documento estático, mas um organismo vivo e um diferencial competitivo. As relações evoluem, os interesses mudam e novos atores entram em jogo, então, o aliado de hoje pode ser uma resistência amanhã – e vice-versa.