Mentalidade empreendedora em 11 passos (com exemplo!)

Das dicas ao exemplo construído em forma de storytelling, descubra, lendo este artigo, como desenvolver uma mentalidade empreendedora de verdade.

Por Redação Alex Anton 26 de Setembro de 2025 - Atualizado em 26 de Setembro de 2025 7 min. de leitura
Imagem de uma palestra motivacional com um palestrante apresentando para uma plateia de três pessoas, na temática de inspiração, mentalidade empreendedora e liderança.

O conjunto de crenças, comportamentos e atitudes que colaboram com a identificação de oportunidades e a criação de soluções, dentro ou fora do mercado, é considerado uma “mentalidade empreendedora”.

Portanto, se você tiver uma empresa, precisa adotar propósitos assim para agir com iniciativa até em cenários de incertezas.

Mas mesmo quem não toma conta de um negócio pode e deve abraçar essa forma de pensar e agir, enxergando problemas como oportunidades de geração de valor – seja para se destacar em uma posição profissional ou, simplesmente, para lidar melhor com os desafios cotidianos, por exemplo.

E não tem nada que impeça uma pessoa a desenvolver o “software mental” da transformação: considerar uma situação negativa e, imediatamente, uma solução para ela, já é um bom começo. Este artigo explica mais!

O que é a mentalidade empreendedora e quem deve desenvolvê-la?

Existem pessoas que reclamam porque pegam sempre o mesmo trânsito, na mesma rua.

Por outro lado, existem pessoas que percebem a presença constante e padronizada do fluxo excessivo de veículos e decidem atuar para combatê-la, criando um app colaborativo de caronas, propondo projetos de mobilidade urbana etc.

Os componentes do segundo grupo têm uma mentalidade empreendedora.

Essa forma de pensar e agir independente da profissão: qualquer um que queira ser mais criativo e prático na solução de problemas pode e deve abraçá-la. Mas, no mercado de trabalho, alguns nichos precisam ainda mais de uma “atualização de software mental”.

Quem tem um pensamento empreendedor quer:

  • Abrir um negócio
  • Expandir uma empresa
  • Ser valorizado, inclusive como colaborador
  • Ter mais autonomia e visão de futuro
  • Inspirar e gerar impacto (financeiro, social ou pessoal)
  • Lidar melhor com mudanças rápidas
  • Criar oportunidades em vez de só reagir a uma situação
  • Tomar decisões com segurança mesmo se há incertezas
  • Persistir em meio às adversidades

O que é útil em diversas situações e nos mais variados cenários.

Como desenvolver a mentalidade empreendedora? 11 dicas essenciais

Pense e aja como dono em qualquer contexto. Aqui está exatamente o que você precisa fazer:

  1. Cultive a curiosidade – pergunte-se sempre “Por quê?” ou “E se..?”
  2. Assuma riscos calculados – teste soluções em pequena escala
  3. Seja resiliente – encare erros como aprendizados
  4. Antecipe-se a tendências – construa uma visão de futuro
  5. Tome iniciativas – seja protagonista da sua história
  6. Priorize o networking empresarial – ninguém constrói nada sozinho
  7. Abrace o lifelong learning – estude e se mantenha atualizado
  8. Adote o journaling – anote problemas e soluções criativas
  9. Peça opiniões – a partir delas, refine suas soluções e vá melhorando
  10. Conte com um especialista – faça uma consultoria de mentalidade empreendedora
  11. Combata mitos comuns – esqueça o “você precisa nascer com ela” ou o “basta ter boas ideias”

Uma mentalidade empreendedora pode ser desenvolvida com treinamento tanto quanto um músculo, mas exige execução e persistência.

Conheça a história de Dário, o herdeiro que virou protagonista

Personagem fictício, Dário tem 38 anos e é a segunda geração de uma empresa familiar com 30 funcionários. Desde a adolescência, ele vê seu pai, Seu Álvaro, comandar a organização “no olho” e sua tia cuidando do financeiro “no papel”.

Há algum tempo, envolvido diretamente na operação, Dário percebe que as vendas estão estagnadas e que a equipe resiste à digitalização, o que tem levado muitos clientes a migrarem para a concorrência – mais moderna.

Ele passa uma semana só observando os processos

E vai fazendo anotações que contêm “Por quê’s”, “E se’s” e propostas de sugestões deixadas por ele para ele mesmo (até o momento)

Por que meu pai precisa aprovar todos os orçamentos por WhatsApp? E se a gente centralizasse as aprovações num sistema? Por que perdemos clientes que compram online e à noite? E se a gente tivesse um contato de plantão?

Dário, então, assume riscos calculados

A proposta é de um teste de 30 dias de um novo contato para compras à noite e de um formulário rápido, com campos já especificados, para preenchimento e compartilhamento de orçamentos.

Algumas métricas de análise dos resultados ficam definidas pelo herdeiro. Elas serão revisitadas ao final do período de MVP.

A disposição do futuro protagonista para errar, aprender e ajustar faz a diferença

Percebi que está havendo confusão no preenchimento do formulário, então, vou atualizá-lo para deixá-lo mais claro. Também percebi que a pessoa do plantão noturno precisa de um computador melhor para trabalhar: vou providenciar.

Dário aproveita e documenta as lições que aprendeu em seu diário de pensamento empreendedor. As métricas melhoram.

Antecipando-se às tendências, o personagem mapeia o mercado e toma iniciativas

E, percebendo que os clientes B2B querem mais autonomia (autoatendimento) e agilidade, mesmo para compras fora do horário comercial, ele cria um roadmap com estratégias de crescimento empresarial.

Então, depois de conversar somente com as pessoas estritamente necessárias, Dário cria uma reunião rápida diária com o vendedor noturno para apurar números e feedbacks.

Além disso, faz uma apresentação com números para mostrar para a equipe os resultados da implementação do formulário de orçamento.

A resistência de todos diminui quando os ganhos concretos são escancarados.

Dário resolve aprender e se capacitar ainda mais

Pensando em networking para desenvolver as ideias que já estão em progresso, bem como outras que virão, o filho do Seu Álvaro entra num grupo local de empresários – novas parcerias podem dar certo!

Ele também decide acompanhar cases curtos do B2B toda segunda-feira por meia hora e ler um capítulo de uma nova biografia toda quarta-feira.

Às sextas, ele tira 15 minutos para combater o medo e apoiar a inovação através do desenvolvimento de seu growth mindset e anota, no mesmo diário citado anteriormente, um aprendizado que virou realidade na semana.

Para absorver feedbacks, toda quinta-feira Dário conversa com um colaborador diretamente envolvido nas mudanças que ele está implementando – Você está gostando do que vê? – e com um comprador recente – Como foi o seu processo de orçamento?

A melhor decisão do herdeiro é fazer uma mentoria!

Não bastasse, o herdeiro e futuro protagonista da empresa do pai, se reúne com um consultor que se dedica ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do pensamento empreendedor em líderes e gestores, e essa é a melhor decisão que ele poderia tomar.

Juntos, Dário e seu consultor fazem um diagnóstico de gargalos e uma lista de prioridades e de alavancas para o crescimento da empresa.

Em seguida, revisam o roadmap previamente criado, ajustam o que é necessário para existirem metas mais claras a serem atingidas em 90 dias e melhoram alguns dos rituais previamente criados.

Dário entende que poderia ter buscado o consultor antes, mas percebe que a ajuda veio em boa hora de qualquer forma.

Os diálogos entre os dois ainda impactam no combate a todo e qualquer mito comum e na troca de crenças por evidências e, em 90 dias, de fato aparecem os resultados.

Dário alcança o que esperava

O herdeiro finalmente vira protagonista, pois consegue dobrar o número de orçamentos feitos em menos de 24 horas na empresa, aumentar as vendas em 20% só com o plantão noturno e ainda implementar uma tecnologia que ajude nos processos!

“Em vez de esperar que as coisas se resolvessem sozinhas, esse cara quis crescer e gerar impacto. Buscou formas de se destacar e inovar e conquistou, para a empresa que também é dele, resultados acima da média” – Alex Anton

As oportunidades estão ao seu redor. Talvez só lhe falte pensar e agir de outra maneira.

Compartilhe:

Você por dentro das últimas sobre Growth Mindset

Você por dentro das últimas sobre Growth Mindset

Parabéns! Inscrição feita com sucesso

Você receberá conteúdos sobre crescimento pessoal e
profissional