
A palavra “repeatability” pode parecer técnica demais ou mais um termo comumente usado no exterior, mas tem enorme validade para as empresas brasileiras também, e esconde um segredo prático e poderoso do crescimento empresarial.
Fique à vontade para traduzi-la como “modelo de repetibilidade” ou “negócio repetível” ou, se preferir, para levar seu significado ao pé da letra, buscando a resposta para “como transformar algo que está dando certo ou já deu certo uma vez em algo previsível e escalável?”.
Este artigo lhe apresenta detalhes do conceito!
A arte de repetir resultados positivos
Repeatability ou “repetibilidade” nada mais é do que a capacidade que uma empresa tem de repetir resultados positivos de forma consistente, ou seja, de crescer sem depender da sorte, do esforço individual de alguém ou de decisões isoladas.
“Quando uma empresa adota um modelo de negócio assim, está transformando improviso em método; está saindo da etapa de descobrir o que funciona para começar a replicar e ampliar cada ingrediente de sua receita de sucesso”, explica o consultor Alex Anton.
Portanto, nesse momento, a forma como os clientes são adquiridos, a entrega de valor e a geração de receita se tornam “coisas” capazes de serem replicadas com previsibilidade e a exploração se torna execução.
“Em outras palavras, repeatability é o product-market fit em ação: a empresa já entendeu o que o mercado quer, agora precisa entregar isso repetidamente, com consistência e eficiência”, conclui Anton.
Vamos um pouco mais além?
Negócios com repeatability sustentada:
- Têm proposta de valor distinta; que vai além de tendências momentâneas
- Têm princípios “não negociáveis” bem claros
- Crescem mesmo em meio a turbulências
- Conseguem mais previsibilidade de retorno de investimento
- Evitam desperdiçar recursos com iniciativas que não se mantêm
- Usam feedbacks contínuos e sistemas de aprendizagem fechados para adaptar-se a partir de dados
Agora, repeatability definitivamente não significa:
- Querer reinvenção constante
- Buscar o “hype” desenfreadamente
- Escalar antes de validar
- Ficar parado no tempo, fazendo tudo sempre “do jeito antigo, pois está funcionando”
- Ignorar os contextos interno e externo
Obs.: Modelos repetíveis defendem sua essência, sem dúvidas, mas, ao mesmo tempo, respondem às mudanças com rapidez.
A repetibilidade vale para todo tipo de empresa?
“Tem quem pense que apenas startups devem se agarrar ao conceito, mas, na minha visão, em algum nível, todo negócio que busca crescer de forma sustentável precisa de repeatability”, defende Alex Anton.
Enquanto a existência de processos repetíveis podem trazer benefícios importantes, como a redução do desgaste físico e emocional dos gestores, as decisões mais assertivas e um espaço verdadeiro aberto para a inovação, a ausência deles costuma colocar empreendedores numa vida de altos e baixos e, consequentemente, em ciclos intermináveis de ansiedade.
“Sem repetibilidade, qualquer negócio tende a oscilar muito e até as crises que poderiam ser evitadas viram aquela pancada, sabe? O dono está sempre apagando incêndios”
Alex Anton faz esse relato com base em sua vivência, pois, como ele mesmo afirma, já viu empresas brilhantes perderem o rumo por não conseguirem transformar boas práticas em sistemas.
Não bastasse, o formato dá credibilidade à organização, mostrando ao mapa inteiro de stakeholders (principalmente investidores, parceiros e novos colaboradores) que existe um sistema operacional funcionando a todo vapor.
Como saber se um está inserido no modelo? 10 sinais para observar
São sinais de que uma empresa atingiu a fase de replicar e ampliar processos, ações etc.:
- O gestor sabe quanto precisa investir para conseguir novos clientes e qual retorno esperar a cada investimento
- O crescimento de receita está diretamente ligado a investimentos planejados em marketing e vendas, nunca a picos ocasionais, campanhas de sorte ou promoções agressivas
- Os processos estão documentados e podem ser reproduzidos perfeitamente por vários membros da equipe
- As margens se mantém à medida que a empresa expande (ou melhoram), indicando eficiência operacional e controle de custos
- Os clientes não só compram mais vezes, como recomendam; eles reconhecem a proposta da marca como um real diferencial
- As decisões são sempre baseadas em dados, nunca no feeling; os princípios operacionais e os non negotiable são visíveis e orientam o dia a dia
- Os feedbacks geram aprendizados, e os aprendizados geram ajustes rápidos e incrementáveis
- A operação é simples e fácil de explicar; processos complexos, atalhos e pessoas que entram em cena quase como heróis simplesmente não existem
- O crescimento é disciplinado, mesmo se para novos mercados, novas regiões ou novos produtos/serviços; não há saltos arriscados para territórios que a empresa não domina
- Rentabilidade, cultura organizacional e qualidade definitivamente não são sacrificadas em prol de metas de curto prazo
Repeatability não é só sobre eficiência, mas sobre maturidade empresarial. É evoluir de forma ritmada, como faz uma banda que mantém o compasso e, em seu show, proporciona um espetáculo único – Alex Anton
Aprenda a levar sua empresa à repeatability
O caminho até a construção iterativa do seu negócio vai passar por muita exploração e validação. Então, virão os padrões e, finalmente, a escalabilidade.
- Explore – Depois de desenvolver um core realmente diferenciado, teste hipóteses de mercado, canais e mensagens até encontrar o que ressoa
- Valide – Entenda se seu produto ou serviço realmente resolve uma dor relevante. Se precisar, busque o suporte de uma consultoria empresarial para agir
- Padronize – Documente tudo o que funciona e transforme boas práticas em processos; defina regras e princípios que não mudam por nada (na operação, no atendimento, no conselho etc.)
- Escale – invista naquilo cujo sucesso já foi comprovado e vá aprendendo continuamente com clientes, funcionários, feedbacks e assim por diante, adaptando-se rápido
Por último, mas não menos importante, não tente escalar antes de consolidar sua repetibilidade: cuide-se para não confundir crescimento rápido com crescimento sustentável.
Enxergar as coisas com clareza e humildade e agir vai te levar a construir algo que não apenas funciona como pode funcionar sem você e isso, no fim das contas, é a verdadeira liberdade de um empreendedor.