Alguns indicadores-chave de desempenho da inovação de um negócio precisam de medição, a exemplo do ROI, do tempo de ciclo, da tração de uma novidade ou de um lançamento, entre outros.
Todo mundo diz que inovar é obrigatório, ainda mais com a chegada (e permanência) da inteligência artificial, mas como você sabe que a sua empresa está conseguindo resultados?
Então! Não adianta haver metas e dashboards se não há clareza sobre o retorno.
“Inovação precisa ser sinônimo de investimento, e só uma análise de KPIs vai lhe tranquilizar, então, leia este artigo até o final para começar a criar um sistema que ajude em tomadas de decisões reais”, sugere Alex Anton, estrategista, investidor e consultor focado em crescimento e resultados.
Acelere, ajuste, pause ou encerre projetos sem achismos. A partir de agora.
O que são os KPIs de inovação, afinal?
Estes Key Performance Indicators são, justamente, indicadores que mostram se as aplicações de infraestrutura, tempo e dinheiro de uma empresa, feitas especificamente em inovação, estão na direção certa.
Eles diferem de indicadores-chave operacionais (vendas, faturamento, ticket médio etc.) porque inovação tem a ver com futuro, não com processos maduros; porque os primeiros são atividades repetidas, previsíveis, com padrões, os segundos não.
| KPIs operacionais | KPIs de inovação |
|---|---|
| RetroativosEstáveisPrevisíveis | Olham para o futuroTratam de potencialMedem o que não sabemos se funciona |
KPIs de inovação empresarial envolvem testes, protótipos, hipóteses, aprendizados e incertezas, seguidos pelos resultados – que podem só aparecer no médio prazo.
Mas é mito que a inovação é intangível demais para medir
E nem vá pensando que vale a pena analisar o “número de ideias enviadas” ou de “sessões de brainstorming” num período para chegar a alguma conclusão!
Fora isso, nada de copiar listas prontas, pois você precisa considerar o contexto, o porte, a estratégia e a maturidade do seu negócio.
“Só o feeling não diz se algo está funcionando. Sem contar que não dá para medir inovação com a mesma régua que você mede um produto maduro”, resume Anton.
Tão difícil quanto necessário: alguns motivos para você levantar KPIs de inovação
O que não é medido vira bagunça, o que é bagunça vira custo, e custo sem retorno vira problema, portanto, a partir deste ponto da leitura, você está começando a agir para:
✓ Não jogar dinheiro fora
✓ Identificar o que deve ser acelerado
✓ Negociar melhor com seu mapa de stakeholders
✓ Atrair seu time pro jogo
Se um projeto não está andando, o KPI mostra. Você encerra cedo, economiza e redireciona o orçamento. Quando um piloto é promissor, os números indicam. Com dados, sua gestão vira estratégica. E assim por diante!
As métricas não complicam. O que complica é não medi-las” – Alex Anton
Finalmente, aqui estão os principais KPIs de inovação
Uma boa estratégia de medição cobre todas as etapas da inovação: o que entra no sistema (input), como ele se move (processo), o que é entregue (resultado) e como a cultura da empresa participa disso tudo (engajamento).
Observando a lista que segue, você vai encontrar o que precisa para caminhar em direção aos resultados.
KPIs para decisões estratégicas
Indicadores para tomadas práticas e estratégicas de decisão abrem a lista em decorrência de sua importância, pois, justamente, têm efeito direto na decisão de continuidade de projetos ou no corte de investimentos.
São eles: taxa de progressão no pipeline, tempo de ciclo (teste, início de piloto), receita/tração de novidades ou lançamentos e adoção pelos clientes.
Considere, ainda, o ROI de inovação (que não precisa ser exato!).
Se quiser ir mais além, selecione outros indicadores dentre os catalogados adiante.
KPIs para medição do comprometimento real da empresa
Têm tudo a ver com recursos/input/o que você coloca no sistema (orçamento, pessoas, tempo etc.):
- Porcentagem da receita investida em inovação
- Horas de equipe dedicadas a novos projetos
- Orçamento planejado vs. executado
KPIs que mostram se a inovação está andando
“Falam” do fluxo ou do processo; de como a inovação avança (velocidade, gargalos, eficiência):
- Tempo entre ideia e primeiro teste
- Quantidade/Porcentagem de ideias que viram piloto
- Quantidade/Porcentagem de pilotos que viram produtos
- Gargalos no funil de inovação
KPIs de resultados da inovação (outputs ou outcomes)
Mostram o que, de fato, a inovação/o projeto entregou; indicam se as novidades dão dinheiro, economizam, aumentam produtividade, atraem novos clientes ou nenhuma das alternativas:
- Receita dos produtos/serviços lançados nos últimos 3-5 anos
- Economia obtida com novos processos/tecnologias
- Taxa de adoção das novas soluções pelos clientes
- Taxas de upgrade, cross-sell ou retenção ligadas às novidades
KPIs de cultura e engajamento
Acendem alertas no que diz respeito ao desenvolvimento de um direcionamento interno comum entre todos os envolvidos nos projetos e processos da empresa, afinal, inovação não cresce em solo infértil:
- Quantidade/porcentagem de colaboradores que participam de iniciativas inovadoras
- Número de ideias testadas (não apenas enviadas)
- Velocidade de feedback para quem propõe ideias
Inovar precisa ser algo gerenciável – e você está se preparando para garantir isso.
Como escolher e medir certo os KPIs de inovação?
Seja estratégico e reflita muito! O que você espera da inovação no próximo ano? E nos próximos três?
“Geralmente, as opções de respostas para essa pergunta são: crescer receita com produtos ou serviços novos [ou] ganhar eficiência e reduzir custos [ou] minimizar riscos e garantir futuro”, esclarece o consultor detentor deste blog.
Encontrando a melhor alternativa, finalmente, escolha os indicadores.
Comece pequeno
A sugestão é olhar para cinco ou seis KPIs, no máximo, sendo um de input, um ou dois de processo, dois de resultado e um de cultura.
Ajuste com o tempo
Depois de alguns meses, substitua os dados que só estão enchendo dashboard, mas não estão sendo usados nas decisões.
Integre a análise ao planejamento anual da empresa
Vá transformando os indicadores-chave em ferramentas de gestão, fazendo-os influenciar em metas financeiras, falando sobre eles em reuniões de diretoria, incluindo-os em OKRs e bonificações de lideranças e orientando o orçamento anual da empresa a partir deles.
Enfim, conecte seus KPIs de inovação ao planejamento estratégico anual da empresa.
Crie ciclos de análise com ações claras
Estabeleça rituais regulares para interpretar os dados. Se os KPIs indicarem baixa tração, ajuste ou pause o projeto, mas, se apontarem adoção crescente, acelere. Não acumule dados sem agir.
Mantenha a conversa viva
Incluir a equipe nos aprendizados e nas decisões baseadas nos KPIs reforça a cultura que você está buscando. Faça isso constantemente, contando com uma consultoria de negócios especializada em inovação se julgar necessário.
E, quando chegar a hora de “conectar” os KPIs de inovação e o dinheiro do caixa...
Use de tudo aquilo que traz “um quê” de linguagem financeira!
- % de vendas vindas de novidades = Receita incremental
- Automação e digitalização decorrentes da inovação = Redução de custos
- Economia de horas, insumos, pessoal = Eficiência operacional
- Menos multas, atrasos, fraudes e passivos trabalhistas = Redução de riscos
- Novos canais ou públicos = Expansão de mercado
Quando você traduz dados de inovação em linguagem financeira, constrói uma ponte entre o futuro e o presente do negócio.
“A clareza sobre retorno, risco e potencial torna a inovação tão mensurável quanto qualquer área madura da empresa. Com isso, ela deixa de ser vista como aposta frágil para se tornar uma alavanca estratégica de vantagem competitiva”, conclui Alex.